terça-feira, 19 de janeiro de 2016

O que é exercício intuitivo?


Escrito por Paula Costa Teixeira

A minha pesquisa sobre o assunto começou depois de um convite para escrever um capítulo para o livro Nutrição Comportamental. O despertar pela busca do termo exercício intuitivo foi inspirado no conceito de Intuitive Eating criado pelas nutricionistas Evelyn Tribole e Elyse Resch. Traduzido como comer intuitivo, o conceito envolve dez princípios com objetivo de afinar a integração entre a comida, a mente e o corpo.

Nesse sentido, busquei algo semelhante porém voltado para o exercício físico. Meu primeiro achado foi um artigo de 2003 de uma revista chamada Hope and Healing. É uma publicação de um centro de tratamento para transtornos alimentares dos Estados Unidos, no qual os profissionais Nancy Heiber e Michael Berrett propõem uma reflexão sobre a prática de um exercício intuitivo.
De acordo com os autores, pessoas que sofrem de algum tipo de transtorno alimentar estão mais suscetíveis a praticar exercícios de maneira compulsiva, o que prejudica a saude física, mental e espiritual. A prática do exercício intuitivo poderia melhorar a qualidade de vida e trazer bem-estar.

O exercício intuitivo trata-se de uma atitude perante a si próprio sobre o exercício que está sendo praticado. Quando você está com a mente integrada ao corpo durante o seu momento de exercício, isto é, quando você está presente, com atenção plena voltada para a atividade que seu corpo está desenvolvendo, você será capaz de sentir se seu corpo e dosar sabiamente a quantidade.

E essa quantidade refere-se tanto ao tempo de duração da sua atividade quanto à intensidade do seu esforço. Por exemplo, se você tem o hábito de praticar corrida e está integrado (mente e corpo), conectado consigo próprio, você sentirá o seu nível de disposição e poderá escolher se naquele momento está apto a correr ou a fazer apenas uma caminhada. E mesmo se decidir correr, entender o quanto conseguirá dar conta naquele dia, ou seja, se programou correr 30 minutos, fique atento aos sinais do seu corpo para escolher e avaliar se é possível conseguir completar a meta, fazer um pouco mais ou praticar menos tempo e deixar a meta para um outro dia que estiver com maior disposição.

Portanto, o exercício intuitivo não é uma modalidade esportiva ou fitness. Trata-se de uma atitude em fazer uma espécie de "consulta" a si mesmo com objetivo de verificar se está
exagerando na quantidade do seu treino porque está obcecado por um objetivo.

Detalharei mais sobre o assunto no próximo post!

Referencias:

Hieber N, Berrett ME. Intuitive exercise. Hope and Healing 2003; 8:7-10.
Teixeira PC et al. Nutrição comportamental e atividade física. In Alvarenga M, et al. Nutrição Comportamental. São Paulo: Manole, 2015; 465-84.
Alvarenga M e Figueiredo M. Comer Intuitivo. In Alvarenga M, et al. Nutrição Comportamental.  São Paulo: Manole, 2015; 237-62.
Tribole E, Resch E. Intuitive Eating: a revolutionary program that works. New York: ST. Martin's Griffin, 2012.

Agradecimentos!
Obrigada a Ana Carolina Pereira Costa por me incentivar e me inspirar.
E obrigada também a Marle Alvarenga por ter dado a orientação que me fez chegar a esse assunto.

4 comentários:

  1. Fantástico! Sou psicóloga e trabalho com TCCs para obesos e TAs. O exercício muitas vezes continua sendo uma pedra no caminho da saúde plena por não haver essa sintonia com a pessoa que se exercita . Sua abordagem é exatamente o que busco orientar meus clientes a encontrar, de modo que o bem estar ali encontrado seja a motivação necessária para a construção de um hábito duradouro para um estilo de vida mais saudável. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Paula! Acho muito bacana quando vejo atitudes inteligentes como a sua. Linkando o mindfulleating com a prática de atividade física... Sensacional!
    Sabemos que o exercício precisa, em primeiro lugar, ser uma prática agradável, um momento de liberação de tensões e relaxamento, e não desesperador... E não é o que vejo quando vou à academias... Espero que seu trabalho possa afetar o maior numero possível de praticantes e profissionais de educação física que, como também já vi, muitas vezes liberam frases do tipo "no pain no gain".

    ResponderExcluir
  3. Fantástico, também gostei muito! Trabalho para um SPA em Guarapari onde disponibilizamos exercícios para emagrecer com saúde, talvez se interesse :-)
    Obrigado!

    ResponderExcluir